Salkantay

Mal de Altura em Salkantay


Notei que existem inúmeras dicas a respeito sobre mal de altitude, mais porem nenhum tópico com dicas mais aprofundadas e realmente úteis para um problema que afeta muito as pessoas que viajam a cidades com altitudes a, mas de 2.800 m, segundo as estatísticas médicas, 92% dos turistas que chegam a altitudes superiores a 3.000 m, vindos do nível do mar em uma hora para outra é o tal do "mal da altitude", termo popular "Soroche" para o Mal Agudo das Montanhas (Acute Mountain Sickness, AMS). Eu resolvi fazer este pequeno texto com algumas dicas de como evitar e minimizar os efeitos desse problema.
Na grande maioria dos casos os sintomas são leves e duram de 4 a 24 horas, dependendo de cada pessoa. Estes sintomas são:

  • Dor de cabeça (95%)
  • Náuseas e vômitos (70%)
  • Tontura (58%)
  • Perda de apetite
  • Insônia
  • Falta de ar a pequenos esforços

Normalmente no segundo ou terceiro dia da viagem você já estará aclimatado e esses sintomas diminuirão bastante, desaparecendo por volta de 3 dias. É muito importante, portanto, nesse período de aclimatação tomar algumas medidas para amenizar os sintomas e evitar complicações, como o edema agudo pulmonar e cerebral. Estas sao algumas dessas medidas a tomar em conta:
- Na altitude, principalmente com o clima seco do Peru, perdemos muito líquido. A hidratação deve ser reforçadíssima. Recomenda-se a ingestão de 3 a 4 litros de água diariamente nessas condições; portanto, garrafinha de água na mochila e muito importante. Restrição na ingestão de comidas que estejam muito condimentadas e a ingestão de bebidas de álcool.
- Nada de atividades físicas extenuantes nos dois primeiros dias, caminhadas leves. Se ficar muito cansado e ofegante, pare e descanse, se não melhorar, volte para o hotel para descansar.
- Nada de subir ainda mais enquanto não estiver aclimatado. Acima dos 3500 metros recomenda-se no máximo mais 300 por dia, seja escalando ou de carro, ou seja, se você chegou a Cusco em certo dia e for ao nevado de Salkantay (a mais de 4630 metros) no dia seguinte, a chance de você ter a doença de altura é gigantesca!!
- Nada de álcool ou cigarro: Álcool nos primeiros dias desidrata e provoca mais tonturas e náuseas. O cigarro vai te atrapalhar ainda mais para respirar!!
Além dessas medidas comportamentais, há também a prevenção e tratamento medicamentos:
- Se você vai sair do nível do mar e seu destino é uma cidade acima dos 3400 m, como Cusco, há alguns medicamentos que podem ser administrados previamente e que, se não evitam os sintomas, pelo menos minimizam seus efeitos e, principalmente, evitam as complicações e aceleram a aclimatação:
* Acetazolamida (Diamox): recomenda-se a ingestão de 125mg 2 vezes ao dia (a cada 12 horas) um dia antes da saída para a altitude e segue até o segundo ou terceiro dia, na altitude. Essa substância é um diurético, que acidifica o sangue, fazendo com que respiremos mais rápido, facilitando na adaptação. A acetazolamida não mascara os sintomas, apenas minimiza principalmente a falta de ar noturna (quando dormimos a frequência respiratória cai, e isso na altitude causa muitos problemas...). Por ser diurético, você vai ir ao banheiro por diversas vezes (mais um motivo para tomar bastante água, não vá ficar desidratado!) e pode ter um formigamento na ponta dos dedos e na face. Os refrigerantes e outras bebidas gaseificadas podem ficar com sabor estranho. Alérgicos a sulfa não podem tomá-la!
* Dexametasona (Decadron): se você for médico ou for viajar acompanhado de um ou passar em consulta antes da viagem; alguns pesquisadores recomendam o uso de 4mg de decadron, de 12/12h no dia da viagem e no primeiro dia na altitude, eu não recomendo o seu uso sem supervisão especializada a dexametasona, ao contrário da acetazolamida, mascara os sintomas, ou seja, você vai sentir-se bem, mas não ajuda na adaptação à altitude.

Para os sintomas do "Mal da altitude" recomenda-se:

  • dor de cabeça: o Ibuprofeno (Alivium, Dalsy...), 600mg de 8/8h é normalmente a primeira escolha. Paracetamol (tylenol) e AAS também podem ser usados.
  • Náuseas ou vômitos: O Plasil ou o Motilium podem ser usados. Evite o Dramin, como ele causa sono, a frequência respiratória diminui e pode piorar a falta de ar.

***Cuidado: Não use medicação para dormir!!! (Diazepam ou equivalentes). sEsses remédios causam diminuição da frequência respiratória, e na altitude isso pode até mesmo ocasionar uma parada respiratória. Se estiver com dificuldades para dormir, tome um diamox (125 ou 250mg) pela noite, ele vai aumentar a frequência respiratória, propiciando uma melhor oxigenação noturna (apesar de acordar várias vezes para ir ao banheiro).

Brochura e Livros - Salkantay

Nossa Localização

OUTROS PACOTES PARA MACHU PICCHU

Trilha Inca A Machu Picchu

Inca Trail Classic

Trilha Inca a Machu Picchu 8D/7N

Iremos conhecer a cidade Cusco com seus atrativos e museus e percorrer a trilha inca pavimentada com pedras, com acesso a diversas cidadelas Incas e Machu Picchu. Teremos ao todo um percurso de 42 km de caminhos de terra, pedras e com grandes escadarias de pedras, sendo que neste recorrido nos poderemos visitar povos e sítios Incas ao longo.

Saiba Mais

Inca Trail Classic

Trilha Inca a Machu Picchu 4D/3N

Nos próximos 4 dias iremos percorrer uma trilha antiga feito pelos Incas,  com acesso a diversas cidadelas Incas e Machu Picchu. Teremos ao todo um percurso de 42 km de caminhos pavimentado pedras e com grandes escadarias de pedras talhadas na mesma rocha, fazendo que este percurso possa visitar cidades Incas de aproximadamente de 500 anos de antiguidade.

Saiba Mais

Inca Trail Short

Trilha Inca Curta 2D/1N

A Trilha Inca de 2 dias é uma versão curta para aquelas pessoas que não tem muito tempo e não querem perder a oportunidade de fazer esta viagem por unos dos caminhos mais famosos da américa do sul, a Trilha Inca e um complexo de redes de caminhos que antigamente partia desde o equador ate a patagônia na argentina conhecida como Qhapac Ñan.

Saiba Mais

Tours em Cusco

Vale Sagrado dos Incas

Vale Sagrado dos Incas

Nossa empresa é especializada na organização de viagens ao longo do Vale Sagrado e certificando-se de que os viajantes levavam consigo uma experiência única e inesquecível ao ver a beleza do vale.
Neste passeio, você terá a oportunidade de visitar os complexos arqueológicos mais importantes do Inca no vale, e experimentar a cultura andina refletida nas peças de arte, mercados tradicionais, costumes e comida.

Saiba Mais

City Tour Cusco

City Tour Arqueológico Cusco

Cusco, a capital do antigo Império Inca, e seus arredores coloque uma grande riqueza cultural. Este passeio é recomendado para aqueles que gostariam de saber mais sobre a nossa cultura, você ira começar este passeio na praça principal, o Centro Histórico, a Catedral, Qoricancha ou Templo do Sol, o Convento de Santo Domingo, e os sítios arqueológicos de Sacsayhuaman, Tambomachay e muitos outros.

Saiba Mais

Machu Picchu full day

Machu Picchu full day

Se o seu tempo é limitado, este programa oferece uma visita ao sítio arqueológico mais importante da América do Sul, MachuPicchu. Em um dia você pode visitar os principais sites deste santuário e encher-se com a energia ea força que este lugar possui. O serviço que prestamos começa e termina no hotel. Neste passeio nossa equipe é responsável pela prestação, facilidades e requisitos necessários para uma viagem agradável.

Saiba Mais

DEPOIMENTOS VIDEOS

GALERIA DE FOTOS DA TRILHA INCA SALKANTAY

BLOGS DE CLIENTES

 

PAGAMENTOS ON-LINE

pagamento on-line - paypal pagamento on-line - cartão de crédito

RECONHECIDO & ASSOCIADOS

Recomendado - Adventure Travel Recomendado Pelo Ministerio de Comercio e turismo