Se você está planejando sua viagem ao Peru, com certeza já se fez esta pergunta: Como chegar a Machu Picchu, a fascinante cidadela dos Incas?
Essa maravilha do mundo, escondida entre as montanhas e florestas dos Andes, é um lugar mágico que todo amante da história e da natureza deve explorar pelo menos uma vez na vida.
Existem várias formas de chegar lá, dependendo de onde você vem ou do tipo de experiência que deseja. Não perca este artigo, onde contamos sobre as diferentes rotas para chegar a Machu Picchu a partir de diversos lugares do Peru e do mundo.
- Onde fica Machu Picchu?
- Como Chegar a Cusco
- Como chegar a Machu Picchu desde Cusco
- Subir a Machu Picchu desde Aguas Calientes
- Perguntas Frequentes sobre Machu Picchu
- Qual é a melhor forma de chegar a Machu Picchu?
- Qual é a forma mais barata de chegar a Machu Picchu?
- Quanto custa o trem de Cusco a Machu Picchu?
- Onde pegar o trem para ir a Machu Picchu?
- Quantos dias são necessários para visitar Machu Picchu?
- Quanto custa uma viagem para Machu Picchu com tudo incluído?
- Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu?
- Onde é melhor se hospedar para visitar Machu Picchu?
- Quanto custa a entrada para Machu Picchu?
- O que eu preciso para ir a Machu Picchu?
- Você pode se interessar:
Onde fica Machu Picchu?
Machu Picchu é uma antiga cidadela inca localizada em um ponto estratégico, no alto de uma montanha dos Andes peruanos. É um tesouro da cultura do Peru, relevante por sua arquitetura, seu ambiente natural e sua importância histórica.
Durante seu auge, os incas expandiram seu território por grande parte da América do Sul. Seu império, conhecido como Tahuantinsuyo, abrangia áreas dos atuais Peru, Bolívia, Equador, Chile, Argentina e Colômbia.
Mesmo assim, sua sede central permaneceu no Peru, mais especificamente na cidade de Cusco, que foi o centro do poder e da organização interna do governo inca. Cusco é a cidade mais próxima de Machu Picchu, sendo portanto um ponto-chave no trajeto até a fortaleza.


Como Chegar a Cusco
A maneira mais rápida de chegar a Cusco é de avião. A cidade conta com o aeroporto “Alejandro Velasco Astete”, que tem conexão com várias cidades do Peru. Se você vem de longe, a melhor opção é primeiro viajar para Lima, já que o aeroporto de lá é maior e os voos internacionais são mais frequentes.
Não se preocupe! A seguir explicamos tudo para que você viaje sem nenhuma preocupação.
Se quiser todas as informações, pode ler nosso artigo completo sobre Como Chegar a Cusco.
Chegando do Exterior
Quando pensar em como viajar para o Peru a partir do seu país de origem, o mais provável é que seja de avião. Lima, a capital do país, possui um grande aeroporto internacional que recebe voos de todas as partes do mundo. Você encontrará diferentes preços ao longo do ano, embora seja mais comum que os preços estejam mais altos entre maio e outubro, pois é alta temporada no Peru.
Procure com atenção! Alguns voos com escala na Colômbia, Chile ou Bolívia podem aterrissar diretamente em Cusco.
Se preferir visitar outros países da América do Sul durante sua viagem, pode chegar ao Peru de ônibus. Se escolher essa opção, prepare-se para trajetos longos, que podem durar muitas horas ou até dias. Uma vez em Lima, você poderá escolher entre pegar um voo para Cusco ou viajar de ônibus até a antiga capital Inca.
Chegando de Lima
A maioria dos visitantes que chegam ao Peru fazem uma primeira parada em Lima. Às vezes é só por algumas horas, e outras vezes ficam alguns dias para explorar os encantos da capital. A cidade fica na costa do país, portanto não é possível ir diretamente de Lima a Machu Picchu. Primeiro, você precisa se deslocar até Cusco.
Existem 2 opções principais para chegar de Lima a Cusco:
- Avião
A opção mais fácil e rápida, de longe, é viajar de avião. O voo dura pouco mais de uma hora e é uma viagem muito agradável sobre as montanhas. Se puder, escolha um assento junto à janela para desfrutar de uma vista espetacular dos Andes enquanto se aproxima de Cusco.
Sem dúvida, uma chegada emocionante! Porém, o preço da passagem pode ser um pouco alto. Por isso, recomendamos pesquisar bem os custos e comparar diferentes companhias aéreas antes de comprar.
Dica do Viajante: Se quiser viajar entre maio e outubro (alta temporada), reserve seus voos com antecedência, pois muitas pessoas querem visitar Cusco nessas datas.
- Ônibus
A outra opção que muitos visitantes escolhem é viajar de ônibus. No entanto, essa viagem leva muito mais tempo: até 24 horas! Mesmo assim, é uma alternativa muito mais econômica. Existem várias opções, desde ônibus acessíveis até serviços de luxo que incluem comida, televisão e Wi-Fi.
Embora a viagem seja longa, você poderá desfrutar de paisagens espetaculares pela janela enquanto sobe pelos Andes. Não esqueça de levar lanches e água suficientes para tantas horas de trajeto.

Chegando de Arequipa
Arequipa é outra cidade que muitos viajantes visitam antes de seguir para Cusco. É uma cidade linda, cercada por vulcões e cânions, com muito a oferecer aos turistas. A partir daqui, você tem 3 opções para chegar a Cusco.
- Avião
Você também pode voar de Arequipa para Cusco, e o voo dura pouco mais de uma hora. Assim como de Lima, os preços costumam ser um pouco altos, por isso recomendamos verificar diferentes datas para encontrar opções mais econômicas. Mais uma vez, você poderá desfrutar de uma excelente vista pela janela e ver Cusco aparecer à sua frente enquanto o avião desce lentamente.
- Trem
O trem Belmond Andean Explorer é um trem extremamente confortável que percorre uma das rotas ferroviárias mais altas do mundo. Parte de Arequipa, levando você em uma viagem fantástica até Cusco, com vistas espetaculares ao longo do caminho. A viagem dura 2 dias, pois faz uma parada na cidade de Puno para que você possa visitar o Lago Titicaca. Embora o preço seja elevado, realmente vale a pena.
- Ônibus
Os ônibus de Arequipa geralmente são mais populares do que os aviões. Isso se deve ao menor custo e ao fato de que se pode viajar durante a noite, o que permite não perder dias de férias no deslocamento. A viagem dura entre 11 e 12 horas, e ao acordar pela manhã, você poderá desfrutar de belas paisagens. Você encontrará diferentes tipos de ônibus, desde opções econômicas até serviços mais caros que incluem todo o conforto que você possa precisar.
Chegando de Puno
Puno é um destino popular no sul do Peru, conhecido pelo Lago Titicaca e suas ilhas flutuantes. Sua proximidade com a Bolívia faz dele uma rota comum para viajantes que entram no país pelo sul, rumo a Cusco e outras atrações como Machu Picchu.
Existem duas opções para fazer esse trajeto:
- Trem
O trem Belmond Andean Explorer também passa por Puno, sendo uma opção rápida e confortável para chegar a Cusco. Esta é uma experiência única e luxuosa. A viagem dura cerca de 10 horas, com vistas incríveis da paisagem andina e serviço de primeira classe.
- Ônibus
A forma mais comum e econômica de chegar de Puno a Cusco é de ônibus direto. A viagem dura cerca de 8 horas, com partidas durante o dia e à noite, para que você possa escolher conforme seu itinerário. Os ônibus noturnos costumam ser populares porque permitem economizar uma noite de hospedagem e aproveitar melhor o tempo.


Como chegar a Machu Picchu desde Cusco
Cusco é a cidade mais próxima de Machu Picchu e o lugar de onde partem a maioria dos visitantes. Embora muitos acreditem que Cusco esteja muito perto de Machu Picchu, chegar até lá leva um pouco mais de tempo. Existem 110 km (68,35 milhas) entre esses dois pontos.
Existem várias formas de chegar ao sítio arqueológico, algumas mais rápidas que outras, então vamos dar uma olhada para que você escolha a que mais lhe convém.
Trekking para Machu Picchu
Embarque em uma grande aventura! Chegar a Machu Picchu fazendo trekking por vários dias é uma forma muito popular e especial de alcançar a cidadela. Há uma grande variedade de rotas em Cusco, com diferentes dificuldades, terrenos e paisagens.
Você pode fazer por conta própria ou via uma agência de viagens para garantir que tudo esteja organizado e você não precise se preocupar com nada. Existem opções de apenas 2 dias até 8 dias de duração, o que significa que há algo adequado para todo tipo de excursionista. Algumas das caminhadas mais populares incluem a Trilha Salkantay e a Trilha Inca, embora existam outras trilhas menos conhecidas que são igualmente impressionantes, mas muito menos frequentadas.
Aqui mostramos as melhores trilhas para Machu Picchu:
- Trilha Inca: Esta é a rota de caminhada mais famosa em Cusco e uma das mais populares do mundo. É a única rota que leva diretamente a Machu Picchu pela Porta do Sol (Inti Punku) ao nascer do sol. As outras rotas passam primeiro pela cidade de Aguas Calientes. O percurso leva você por paisagens impressionantes, florestas de neblina e antigos sítios arqueológicos incas. Devido à alta demanda e regulamentações rígidas, os ingressos são limitados e devem ser reservados com meses de antecedência.
- Trilha Salkantay: Uma alternativa espetacular com mais disponibilidade e paisagens igualmente impressionantes. Você caminhará desde as montanhas nevadas até os limites da selva, testemunhando uma incrível transformação da paisagem. Maravilhe-se com a hipnotizante Lagoa Humantay e o imponente Apu Salkantay, uma das montanhas mais sagradas dos Andes. Se viajar com Salkantay Trekking, terá o privilégio de se hospedar em nossos acampamentos exclusivos ao longo da rota.
- Inca Jungle: Esta é uma aventura cheia de adrenalina que leva você a Machu Picchu não só caminhando, mas também de bicicleta, rafting e tirolesa pelos Andes e pela Selva de Cusco. Se isso não for suficiente, você terá a oportunidade de relaxar nas melhores águas termais de Cocalmayo, em Santa Teresa. Esta trilha proporcionará emoções incríveis e uma conexão íntima com a natureza.



- Pedreira Inca: Caminhe pelas pedreiras onde os incas extraíam enormes pedras para construir seus monumentos. Você começará visitando uma alta cachoeira e o sítio de Racaypata, situado no topo, antes de continuar atravessando montanhas e vales próximos a Ollantaytambo. O melhor será alcançar o Inti Punku, um portal no alto de uma montanha que serve como moldura para observar o imponente monte nevado de Verônica à sua frente.
- Trilha Lares: Passando por comunidades andinas e águas termais naturais, esta é uma rota menos movimentada que oferece uma experiência autêntica. Ideal para quem busca conexão cultural e paisagens impressionantes sem as multidões. O destaque deste caminho é que proporciona a oportunidade de observar a vida rural genuína nos Andes.
- Caminho Ancascocha: Uma caminhada desafiadora e remota que atravessa montanhas espetaculares e vales escondidos. Esta trilha levará você a belas lagoas e passará por passos de alta montanha com paisagens de tirar o fôlego. Oferece vistas impressionantes dos picos nevados e uma sensação de exploração fora do comum.



Trem para Machu Picchu
Se você decidir chegar de forma mais tranquila, pode pegar o trem para Machu Picchu. Este trem termina o trajeto em Aguas Calientes, a vila na base de Machu Picchu. Esta é a opção mais rápida e muitas vezes escolhida por quem tem pouco tempo para a viagem ou prefere evitar longas caminhadas. Permite chegar com energia e entusiasmo para explorar cada canto do sítio. Você pode escolher entre opções mais econômicas e outras mais luxuosas, dependendo do seu orçamento e do tipo de experiência que deseja viver.
Duas empresas operam rotas para Machu Picchu: Inca Rail e Peru Rail. Os trens partem de Cusco nas estações San Pedro e Poroy, embora uma opção muito popular seja pegar o trem em Ollantaytambo, uma pequena vila no Vale Sagrado dos Incas que muitos turistas também querem visitar. Esta vila tem vários horários de trem, oferecendo maior flexibilidade.
Na Salkantay Trekking, oferecemos dois passeios de trem para Machu Picchu:
- Passeio de um dia: Você sairá de carro de Cusco até Ollantaytambo, onde embarcará no trem para Aguas Calientes. Depois, um ônibus o levará até Machu Picchu, onde você desfrutará de um tour guiado pela cidadela antes de retornar a Cusco para descansar. Uma maneira perfeita de aproveitar a fortaleza Inca com calma.
- Passeio de dois dias: Este itinerário é ainda mais tranquilo. Você sairá diretamente de Cusco de trem para Aguas Calientes, onde passará a noite. Isso permite que você caminhe pela pequena vila e descanse para o grande dia. Na manhã seguinte, você subirá a Machu Picchu de ônibus e explorará a cidadela acompanhado por um guia.


Ônibus para Machu Picchu
Outra opção que não requer caminhada, mas leva mais tempo, é viajar para Machu Picchu de carro. Você pode viajar de Cusco a Machu Picchu em ônibus coletivo. A primeira coisa que você deve fazer é chegar até Hidrelétrica, um pequeno povoado com estação de trem que é usado como ponto de partida para chegar a Machu Picchu.
A viagem começa com um trajeto de 4 horas em transporte coletivo de Cusco até o pequeno povoado de Santa María. De lá, é necessária uma viagem adicional de 30 minutos até Santa Teresa, seguida de mais 30 minutos até Hidrelétrica. Se preferir uma experiência mais relaxada, você pode pegar um trem de 30 minutos desde Hidrelétrica que te leva diretamente até Águas Calientes. Há duas saídas diárias, uma pela manhã e outra à tarde.
Caminhar pelos trilhos do trem desde Hidrelétrica
A partir deste ponto, muitos viajantes decidem caminhar ao lado dos trilhos do trem até chegar a Águas Calientes, já que é uma opção muito econômica. Esta é uma caminhada muito pitoresca, pois você estará rodeado por uma selva exuberante e altas montanhas. Leva cerca de 2 a 3 horas sendo plana, então não é muito difícil. Certifique-se de levar água e talvez alguns lanches para manter a energia até chegar a Águas Calientes para comer.
Embora viajar de carro de Cusco a Machu Picchu seja uma alternativa de baixo custo, também envolve várias horas de trajeto. Compare bem todas as opções para escolher a melhor para você.
Consulte nosso guia completo sobre a maneira mais fácil para chegar a Machu Picchu, com mais detalhes se você preferir uma viagem sem complicações.


Subir a Machu Picchu desde Aguas Calientes
Aguas Calientes é o pequeno vilarejo que fica aos pés de Machu Picchu. Uma vez que você chegue aqui, já estará na base da grande cidade dos Incas. Existem duas formas de subir ao sítio, e ambas exigem começar bem cedo pela manhã. Garantimos que o esforço vale a pena!
Subir a pé a Machu Picchu
Se você quiser fazer uma caminhada sem enfrentar grandes dificuldades, pode ir a pé de Aguas Calientes até Machu Picchu por uma trilha composta por antigos degraus incas. A subida leva entre uma hora e meia e duas horas, dependendo do seu ritmo de caminhada. Para chegar cedo ao sítio e evitar as multidões, será preciso sair de madrugada, já que os portões principais da fortaleza abrem às 6h.
O percurso começa pela estrada que sobe até a fortaleza e cruza uma ponte sobre o rio Urubamba. A partir daí, você continuará por um caminho íngreme com quase 2.000 degraus. Embora a subida possa ser exigente e testar suas pernas, não se preocupe: há espaços para descansar ao longo do caminho e não é necessário se apressar.
Fazer trilha de Aguas Calientes até Machu Picchu é uma experiência completa e única. Vai permitir que você se conecte com a natureza, sinta a energia das montanhas e viva o caminho como fizeram os antigos incas. A dedicação e o esforço se transformam em emoção quando, ao chegar ao topo, você vê aparecer as primeiras pedras da cidadela entre a neblina. Esse momento nunca será esquecido.


Subir de ônibus para Machu Picchu
Uma forma fácil de subir a Machu Picchu sem se cansar demais é pegar um dos ônibus que saem da cidade de Aguas Calientes. A passagem custa 12 dólares para o trajeto de subida, que dura cerca de 25 minutos. O ônibus sobe por uma estrada sinuosa até a entrada de Machu Picchu, então você não precisará caminhar nada.
Para garantir seu assento, recomendamos comprar seu bilhete de ônibus com antecedência. A empresa responsável pelo serviço chama-se Consettur. Você pode adquirir seu bilhete nos escritórios de Aguas Calientes ou pelo site deles. Se decidir comprar presencialmente, o ideal é chegar o mais cedo possível para estar entre os primeiros da fila. Se desejar, você também pode pegar o ônibus de volta por mais 12 dólares.

Agora que você sabe como chegar a Machu Picchu, é hora de se preparar para uma das experiências mais memoráveis da sua vida. Este não é um destino qualquer; é uma conexão com a história, a natureza e consigo mesmo.
Machu Picchu espera por você de braços abertos!
Perguntas Frequentes sobre Machu Picchu
Tem dúvidas sobre sua viagem a Machu Picchu? Aqui respondemos algumas das perguntas mais frequentes que os viajantes têm ao visitar Cusco e planejar sua aventura para a cidadela inca.
Qual é a melhor forma de chegar a Machu Picchu?
Depende dos seus interesses:
Se você quer uma experiência relaxante, a melhor forma de chegar a Machu Picchu é de trem. Viajar de ferrovia garante uma viagem confortável e tranquila, permitindo que você chegue à cidadela cheio de energia para explorá-la do começo ao fim.
Se prefere aproveitar as belas paisagens dos Andes e aprender sobre a história dos Incas antes de chegar à sua maior criação, então a melhor opção é chegar a Machu Picchu fazendo trekking.
Qual é a forma mais barata de chegar a Machu Picchu?
A forma mais barata de chegar a Machu Picchu é pegar um ônibus coletivo até Hidroeléctrica, caminhar até Aguas Calientes e subir a pé até a fortaleza. Desta forma, você economiza dinheiro no transporte, embora seja uma alternativa mais longa e cansativa. O custo total do transporte compartilhado (coletivos) é aproximadamente 15 USD – 20 USD (somente ida).
Quanto custa o trem de Cusco a Machu Picchu?
Você pode escolher entre trens econômicos e opções mais luxuosas, dependendo do seu orçamento e do tipo de experiência que deseja ter em sua viagem a Machu Picchu.
Os bilhetes mais econômicos custam cerca de 60 USD por trecho, enquanto os mais exclusivos, como os trens de luxo, podem chegar a custar até 500 USD, incluindo serviços gourmet, música ao vivo e atendimento personalizado.
Para saber mais, consulte nosso blog Trem para Machu Picchu: Guia Completo.
Onde pegar o trem para ir a Machu Picchu?
Você pode pegar o trem para Machu Picchu a partir de várias estações:
- Ollantaytambo: Vila no Vale Sagrado. Possui a maior frequência de trens.
- San Pedro: No centro de Cusco. Tem trens diretos, mas com horários limitados. Também oferece serviço de ônibus até Ollantaytambo + trem.
- Poroy: Estação a 20 minutos de carro de Cusco. Oferece trens de luxo.
- Wanchaq: Localizada dentro da cidade de Cusco. Oferece viagem de ônibus até Ollantaytambo e depois trem até Machu Picchu.
Quantos dias são necessários para visitar Machu Picchu?
Você pode visitar Machu Picchu em apenas um dia, embora para uma experiência sem pressa e sem estresse, o ideal seja dedicar 2 dias à visita.
- Se você viajar de trem, é possível visitar Machu Picchu em um único dia. A viagem desde Cusco (ou desde Ollantaytambo) é relativamente rápida, o que permite chegar à cidadela, explorá-la e retornar no mesmo dia.
- Se você viajar de carro, precisará de pelo menos 2 dias. O trajeto por estrada é mais longo e geralmente inclui uma caminhada de Hidroelétrica até Aguas Calientes. Por isso, o mais comum é passar uma noite no vilarejo antes de visitar Machu Picchu no dia seguinte.
Quanto custa uma viagem para Machu Picchu com tudo incluído?
Com a Salkantay Trekking, o tour completo de um dia para Machu Picchu custa 350USD por pessoa. Está incluído:
- Entrada para Machu Picchu
- Transporte de Cusco a Ollantaytambo
- Trem de ida e volta de Ollantaytambo a Aguas Calientes
- Ônibus de ida e volta de Aguas Calientes a Machu Picchu
- Guia turístico especializado
Existem diversos roteiros e os preços variam conforme as inclusões. Visite o site da Salkantay Trekking para mais informações detalhadas.
Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu?
A melhor época para visitar Machu Picchu é durante a estação seca, que vai de abril a outubro. Durante esse período, o clima costuma ser estável, com céu limpo e boa visibilidade, o que torna ideal fazer trilhas e explorar o sítio arqueológico.
Para saber mais, confira nosso blog completo sobre A Melhor Época para Visitar Machu Picchu em 2025.
Onde é melhor se hospedar para visitar Machu Picchu?
Cusco é a maior cidade próxima a Machu Picchu e oferece uma grande variedade de acomodações, restaurantes e atividades para todos os gostos. É o ponto de partida ideal para se aclimatar e explorar a história e cultura inca antes de visitar a famosa cidadela.
Se você prefere uma experiência mais tranquila e sem pressa, pode optar por passar uma noite em Águas Calientes, o pequeno vilarejo localizado na base de Machu Picchu. É um local muito turístico e conta com uma boa oferta de hotéis, restaurantes e serviços pensados para os viajantes.
Quanto custa a entrada para Machu Picchu?
Dentro de Machu Picchu há vários circuitos que permitem visitar diferentes partes da cidadela. O preço da entrada varia de acordo com o tipo de bilhete e a nacionalidade do visitante.
Por exemplo, o bilhete geral para o Circuito 2: Machu Picchu Clássico custa 40 USD para estrangeiros e 17 USD para turistas nacionais, e há tarifas reduzidas para estudantes, crianças e cidadãos do Peru ou da Comunidade Andina (CAN).
Se você viajar com uma agência autorizada como a Salkantay Trekking, não precisará se preocupar com nada. Leia nosso artigo sobre os Ingressos para Machu Picchu para mais informações!
O que eu preciso para ir a Machu Picchu?
Para sua visita a Machu Picchu, você vai precisar do seguinte:
- Camiseta e calça de manga longa para se proteger dos insetos
- Suéter leve para usar quando estiver frio
- Jaqueta impermeável ou capa de chuva leve
- Botas de trilha ou calçados resistentes à água e com boa tração
- Chapéu, óculos de sol e protetor solar
- Mochila pequena
- Garrafa de água reutilizável, pois plástico não é permitido
- Câmera de boa qualidade ou celular com boa câmera
- Passaporte e ingresso, pois não é possível entrar sem esses documentos
Você pode se interessar:
- O Guia de Viagem Definitivo para Machu Picchu
- Ingressos para Machu Picchu 2025: Tudo o que você precisa saber!
- A Melhor Época para Visitar Machu Picchu em 2025
- Como chegar a Cusco?
- As 7 Melhores trilhas para Machu Picchu
- Guia Completo: Trens para Machu Picchu
- Machu Picchu: A Maneira Mais Fácil de Chegar!
- Aguas Calientes: O Guia de Machu Picchu Pueblo
Leave A Reply