O transporte de trem é uma das formas mais descontraídas, românticas e pitorescas de se viajar. Em algumas partes do mundo, como no Peru, a viagem de trem faz parte do dia a dia de seus moradores. Neste país de inúmeros atrativos, existem alguns destinos que são acessíveis somente por trem, como Machu Picchu. (Há não ser que o visitante opte por ir caminhando, através das trilhas oferecidas). Mas, na maioria das vezes, é por meio desses vagões, percorrendo grandes altitudes, que o visitante pode admirar as paisagens cinematográficas, mundialmente famosas, do país.
Os trens chegam a lugares onde carros, aviões e barcos não podem alcançar! O construtor da Ferrovia Central, Henry Meiggs, disse: “Onde passa a lhama, eu posso fazer passar um trem”. E foi isso mesmo que ele foi capaz de fazer! Os Andes foram conquistados pelos trilhos, mostrando a destreza da engenharia humana, preservando, com profundo respeito e apreço, os Apus da cadeia montanhosa mais longa do mundo. Neste blog te apresentamos o seu guia definitivo para viajar de trem no Peru. Bem vindo à terra que chamamos de lar!
Por que viajar de trem?
Além de ser mais confortável, viajar de trem geralmente é mais rápido do que ir de ônibus (exceto o trem de Huancayo, que leva o dobro do tempo). Os trens passam por linhas mais retas que as estradas e a paisagem compensa bastante! Isso significa que você não vai ficar enjoado nas curvas e nos caminhos sinuosos porque, no trem, não existem!
Você vai se encontrar mais próximo das remotas paisagens andinas, passando por caminhos que apenas os excursionistas e os passageiros de trem podem desfrutar, e isso é simplesmente fantástico se tratando dos Andes: aqui, as viagens de trem não são apenas um meio para chegar a um destino mas uma aventura sem igual! A viagem é parte da magia andina! Muitos trajetos de trem também oferecem a oportunidade de experimentar requintados menus, vagões-bar, vagões observatórios ou até mesmo um spa a bordo, criando uma atmosfera surreal emocionante e eternizando suas lembranças.
E a melhor parte: as viagens de trem reduzem as emissões de carbono em comparação aos voos e as viagens rodoviárias. Além das trilhas e do ciclismo, os trens são a forma mais ecológica de locomoção de um ponto ao outro!

Lugares onde ir de trem no Peru?
Cusco – Ollantaytambo – Aguas Calientes
Operado por: Peru Rail, Inca Rail
Esta é, sem dúvida, a rota de trem mais popular no Peru. Afinal, ela te conduz a uma das sete Maravilhas do Mundo Moderno, Machu Picchu Não existem estradas para Aguas Calientes, ou Machu Picchu Pueblo, e a cidade mais próxima, com acesso somente por estrada, é a Hidroeléctrica, a 3 horas de distância a pé. A única forma de chegar até lá é de trem ou de helicóptero, e isso já faz parte do charme da cidade! Duas companhias operam o trajeto de trem para Aguas Calientes, seja partindo de Cusco ou de Ollantaytambo, no Vale Sagrado dos Incas. A viagem dura aproximadamente 3 horas e meia a partir de Cusco, e 1 hora e meia a partir de Ollantaytambo.
Serviço da Inca Rail
Os trens da Inca Rail partem da estação de San Pedro, em Cusco, em direção a Ollantaytambo e a Aguas Calientes. Eles também oferecem um serviço bimodal, que inclui uma viagem de ônibus privativo partindo de Cusco até a estação de trem em Ollantaytambo. Essa forma é mais econômica do que embarcar no trem desde a cidade de Cusco.
The Private: Como o nome sugere, trata-se de um vagão privado, exclusivo para você e sua família ou amigos. É um espaço luxuoso, com cadeiras especiais, uma bebida de boas-vindas e bar aberto, música andina ao vivo, um balcão ao ar livre para poder apreciar a vista, sendo servido de comida e bebida gourmet peruana, com aula de culinária inclusa. O bilhete também inclui uma viagem de ônibus privativo de Aguas Calientes até a entrada da cidadela de Machu Picchu. Esta é a única opção realmente privada para viajar a Machu Picchu com qualquer uma das duas empresas.
The First Class: Este luxuoso vagão tem assentos especiais, comida gourmet peruana, uma bebida de boas-vindas e bar, além de um lindo vagão de observação guarnecido de balcão, tudo acompanhado de música andina ao vivo. Este bilhete também inclui uma degustação de pisco e uma aula prática sobre a bebida, além de uma viagem de ônibus privativo de Aguas Calientes até a entrada da cidadela de Machu Picchu.
The 360°: Este é o vagão do trem que possui as maiores janelas dos serviços oferecidos pela Inca Rail! Além disso, conta com um vagão de observação ao ar livre. E isso será incrível, pois a paisagem dos Andes e da selva nublada é realmente impressionante e vale ser admirada com mais detalhes. Durante a viagem, este vagão oferece um aplicativo que oferece informações sobre o entorno e sobre os Incas! Também oferece porta bagagem e Wi-Fi a bordo, além de um exclusivo box lunch.
The Voyager Premium & Lounge: Este bilhete inclui um assento no vagão premium Voyager, assim como a entrada no luxuoso vagão Lounge, com sofás elegantes e decoração refinada para viajar com estilo. O vagão possui um balcão ao ar livre e janelas mais largas do que o vagão básico, para melhor aproveitamento da paisagem ao redor.
The Voyager: É a opção básica e mais econômica dos serviços oferecidos pela Inca Rail. Mas está longe de ser desconfortável! Há assentos confortáveis que colocam o passageiro um de frente para o outro, com uma mesa no meio, permitindo a interação com seus companheiros de viagem, enquanto percorrem as altas terras andinas! Você vai se divertir e se emocionar com a viagem!
Os bilhetes da Inca Rail te possibilitam as seguintes opções de trem no Peru:
- Essential: Apenas bilhete de trem
- Transfer: Bilhete de trem + bilhete de ônibus para Machu Picchu + tour guiado
- Tudo Incluído: Bilhete de trem + bilhete de ônibus + entrada para Machu Picchu + tour guiado
→ Você pode fazer uma busca no site da Peru Rail das suas datas de viagem e assim fazer uma estimativa de preço. O serviço Voyager está disponível todos os dias. Os outros serviços são oferecidos apenas em datas específicas.
→ Você pode levar uma mochila de até 8 kg / 17 lb a bordo. Quanto aos demais itens, você poderá utilizar o setor de bagagem localizado na estação de Ollantaytambo, e retirá-lo na sua volta.
Nota : Geralmente, no serviço Voyager, a Inca Rail oferece lanche e bebida cortesia: um box lunch no 360º e refeições gourmet e coquetéis nos vagões de primeira classe e privados.
Serviços da Peru Rail
Os trens da Peru Rail vão de Cusco a Ollantaytambo e Aguas Calientes. Os trens de Cusco partem de uma das três estações: Wanchaq, Poroy ou San Pedro. Você também pode embarcar no trem em Ollantaytambo, que é a opção mais comum e econômica. A última opção é o serviço bimodal da Peru Rail, que inclui uma viagem de ônibus privativo de Cusco até a estação de trem em Ollantaytambo.
Hiram Bingham: Este é o trem mais elegante e exclusivo para Machu Picchu, recebe o nome do explorador que revelou a cidadela ao mundo. Seus vagões são inspirados nos transportes de classe alta da década de 1920. Você será recebido com uma bebida e, em seguida, será servido com um almoço gourmet peruano enquanto percorre o encantador Vale Sagrado. A música e as danças tradicionais ao vivo completam ainda mais a magia, e você poderá passar um tempo no vagão observatório e no vagão-bar para apreciar ainda mais as incomparáveis paisagens dos Andes. Seu bilhete inclui uma viagem de ônibus da estação até Machu Picchu, além da entrada e do tour guiado pela cidadela. Logo após, você desfrutará de um chá da tarde em um hotel de luxo antes de iniciar o igualmente espetacular retorno (com jantar incluído). Definitivamente, esta é uma das experiências mais extraordinárias que você pode ter aqui!
Vistadome Observatory: Este bilhete inclui um assento no vagão Vistadome, mas também oferece acesso ao elegante vagão observatório, composto por sofás luxuosos e móveis decorativos de alta qualidade, além de espaço livre para caminhar e apreciar a paisagem. Haverá um show de dança andina tradicional a bordo, clipes de áudio informativos para guiar você ao longo da rota, além de snacks e bebidas de cortesia.
Vistadome: Este bilhete inclui um assento em um vagão de trem com janelas maiores e mais amplas, possibilitando uma visão panorâmica diferenciada dos imponentes Andes ao seu redor. Você também receberá snacks e bebidas de cortesia e poderá desfrutar de um show de dança peruana a bordo, além de uma guia de áudio sobre a rota do trem.
Expedition: Este é o vagão mais básico da Peru Rail. Ele tem assentos confortáveis disponibilizados em grupos de 4, um de frente para o outro, com uma mesa no meio, possibilitando a interação com os demais companheiros de viagem. Em sua estrutura, grandes janelas nas paredes e no teto oferecem um melhor aproveitamento da paisagem.
Consulte o site da Peru Rail para saber os preços e horários. O Expedition e o Vistadome funcionam todos os dias. O Hiram Bingham funciona apenas às terças, quartas e quintas-feiras.
Você pode levar uma bolsa de 5 kg / 11 lb a bordo. As malas adicionais podem ser armazenadas na estação de trem de Cusco ou Ollantaytambo e retiradas na sua volta.

Cusco – Puno – Arequipa
Operado por: PeruRail
Puno é um dos destinos mais interessantes e culturalmente ricos do Peru! Descubra as comunidades tradicionais do Lago Titicaca e aproveite as atrações da região navegando pelo lago mais alto do mundo. Partindo de Cusco, numa viagem de trem pelas terras altas, é, sem dúvida, a forma mais cênica e confortável de se chegar a Puno. Você passará por amplas pampas onde encantadoras vicunhas correm livremente, vivenciando a vida nas montanhas altas peruanas. Aproveite as vistas ao seu redor, dos imponentes picos dos Andes cobertos de neve e sinta na pele o frio altiplano.
Se você deseja ampliar a diversão, embarque no luxuoso trem Andean Explorer de Cusco com destino a Puno e, em seguida, a Arequipa, outros dois fascinantes destinos do Peru. Arequipa é a chamada de cidade branca, por suas construções e formações alvas, foi construída com pedras vulcânicas, e possui um estilo sofisticado e europeu. É um lugar ideal para o turismo, lar de águas termais, cânions e vulcões. A viagem de trem pode fazer parte de um pacote turístico com tudo incluído: hospedagem a bordo e passeios durante o dia.
Os preços dos bilhetes e os horários dos trens podem ser encontrados no site das referidas companhias.
Titicaca (Somente Cusco – Puno)
Esta é a viagem de trem mais básica da Companhia para o Lago Titicaca, na cidade de Puno. Serão 10 horas e meia de pura diversão e encantamento com paisagens cinematográficas podendo ser apreciadas diretamente da sua acomodação, localizada em um dos confortáveis vagões do trem, atravessando as paisagens mais remotas andinas. Aproveite o luxuoso bar e o vagão observatório com balcão, obtendo as melhores vistas panorâmicas.
Logo ao embarcar serão servidos snacks e bebidas cortesia para, logo na sequência, um almoço gourmet peruano, chá da tarde e uma degustação de pisco no decorrer do dia. A água mineral ficará disponível durante toda a travessia. E para tornar a viagem ainda mais especial e inesquecível, teremos a apresentação de uma banda ao vivo, apresentando a música e as danças do Peru, um complemento perfeito para criar uma atmosfera encantadora enquanto você viaja pelo país.
Este trem parte da estação de Wanchaq, na cidade de Cusco.
É permitido levar até 2 malas despachadas que pesem 23 kg / 50,6 lb no total. E a bordo, é permitido levar uma bolsa de até 5 kg / 11 lb.
Andean Explorer (Cusco – Puno – Arequipa)
A viagem no trem Andean Explorer oferece muito mais do que apenas uma viagem de trem! Este é um tour pelas terras alto-andinas, com tudo incluído: pernoite a bordo, acomodação privada e luxuosa, com passeios guiados, por destinos emblemáticos, ao longo da rota. Cada opção dá direito a todas as refeições gourmet, preparadas com ingredientes locais andinos, incluindo snacks, bebidas, coquetéis e chá da tarde. O entretenimento a bordo ficará a cargo de uma banda andina que fará um show ao vivo. Cada cabine privada tem a configuração adaptável tanto para o dia quanto para a noite, com xampu, sabonete e toalhas incluídos. Você também terá acesso: ao vagão lounge, lindamente decorado, ao vagão restaurante, ao spa (serviços adicionais com custo extra) e ao vagão observatório, cada um deles projetado para fazer você se sentir como um rei ou uma rainha!
O trem parte da estação de Wanchaq em Cusco, nas seguintes modalidades:
Peruvian Highlands (Cusco – Puno – Arequipa): Este passeio tem saída às quintas-feiras e inclui 3 dias + 2 noites. Você visitará o Passo de La Raya (o ponto mais alto e panorâmico entre Cusco e Puno), o Lago Titicaca e as Ilhas Uros, Saracocha e as Cavernas de Sumbay.
Andean Plains and Islands of Discovery (Arequipa – Puno – Cusco): Este passeio parte aos sábados e inclui 2 dias + 2 noites. Você visitará o Lago Titicaca, as Ilhas Uros e o Passo de La Raya.
Spirit of the Water (Cusco – Puno): Este passeio tem saída às terças-feiras e inclui 1 dia + 1 noite. Você visitará o Passo de La Raya e o Lago Titicaca.
Spirit of the Andes I (Puno – Cusco): Este passeio tem saída às quartas-feiras e inclui 1 dia + 1 noite. Você visitará o Lago Titicaca, o Passo de La Raya e Cusipata. O trem também inclui uma aula de culinária a bordo.
Spirit of the Valley (Puno – Arequipa): Este passeio tem saída às sextas-feiras e inclui 1 dia + 1 noite. Você visitará o Lago Titicaca, Saracocha e as Cavernas de Sumbay.
Spirit of the Andes II (Puno – Cusco): Este passeio tem saída às quartas-feiras e inclui 1 dia + 1 noite. Você visitará o Lago Titicaca e o Passo de La Raya.

Lima – Huancayo
Operado por: Ferrocarril Central Andino
Este trem geralmente funciona 1 a 2 vezes por mês, no período de abril a novembro, mas foi suspenso desde o início da pandemia de COVID-19 e ainda não voltou a circular. Esperamos que na temporada de 2025 seja reativada!
Esta impressionante rota de trem, totalizando 14 horas de viagem, serpenteia por 69 túneis, atravessa 58 pontes e passa por 6 rotas em ziguezague. É realmente uma maravilha da engenharia que proporciona passagem em um terreno extremamente difícil. É o segundo trem mais alto do mundo, alcançando 4.782 metros (15.689 pés) de altitude! As maravilhas geográficas que ele leva a conhecer são incomparáveis e admiradas por poucos. Estamos falando de um percurso, por horas a fio, na natureza virgem e selvagem, com paisagens cinematográficas andinas até onde a vista alcança. Este trem é, na verdade, um Centro de Patrimônio Mundial da UNESCO!
O caminho inclui a passagem pelo impressionante Vale do Rio Mantaro, repleto de vida selvagem andina, com vistas espetaculares das montanhas ao redor. Você fará uma parada em San Bartolomé e poderá observar o trem mudar de direção em uma plataforma giratória manual, para logo após poder esticar as pernas na cidade de Matucana. Outros destaques incluem as pitorescas cidades de Jauja e Concepción e, claro, um passeio pelos pontos turísticos da região de Huancayo.
Este trem parte da Estação Desamparados, na cidade de Lima. Você deve ter em mente que ganhará rápida altitude em pouco tempo, o que pode causar sintomas de mal de altitude ou problemas respiratórios em algumas pessoas.
Existem dois tipos de bilhetes que podem ser adquiridos online:
- Clássico: Este bilhete inclui assento em um vagão com bancos de 2 lugares, um de frente para o outro, tendo uma mesa de apoio no meio. Os bancos não são reclináveis. Não inclui acesso nem ao vagão observatório nem ao salão bar. Inclui café da manhã, almoço e bebidas ilimitadas, além de atendimento médico, caso necessário. Não há janelas no teto do vagão, portanto, as vistas são mais limitadas do que na modalidade de vagão turístico.
- Turístico: Este bilhete inclui assentos mais confortáveis, que reclinam, todos dispostos para frente, como nos transportes terrestres. Há grandes janelas nas paredes e no teto para uma melhor visibilidade. Você terá acesso ao vagão de observação e ao salão bar, onde poderá desfrutar da melhor vista panorâmica da paisagem. Será oferecido café da manhã, almoço e bebidas ilimitadas, e é esperada música ao vivo e apresentações de dança a bordo. O atendimento médico estará disponível a bordo, se necessário.

Huancayo – Huancavelica
Operado por: Ministério de Transportes e Comunicações
*Esta rota de trem foi suspensa desde o início da pandemia de COVID-19 e ainda não foi retomada. Esperamos que na temporada de 2025 seja reativada!
Esta rota é considerada uma das mais pitorescas da região andina. Em um lugar onde a natureza é a protagonista, os trilhos do trem são uma das únicas formas de locomoção e frequentemente a mais rápida. Você se sentirá como se fizesse parte de um filme ao passar por cenários de cartão-postal, com imponentes picos de montanhas, planícies andinas e vida selvagem perfeitamente integrada. Você passará por 38 túneis e 15 pontes em 6 horas de viagem. Esse trem foi apelidado de “El Tren Macho” em seus primeiros dias de funcionamento porque “saía quando queria e voltava quando podia“. Não é preciso dizer que não tinha horário fixo! Hoje em dia, as saídas são mais frequentes e confiáveis.
Os trens Huancayo – Huancavelica tem saída às segundas, quartas e sextas-feiras às 6h30. Os trens Huancavelica – Huancayo tem saídas às terças, quintas e sábados às 6h30. Os bilhetes só podem ser adquiridos, pessoalmente, nas estações de trem.

Tacna – Arica
Operado por: Ferrocarril Tacna – Arica
Por que não atravessar a fronteira entre o Peru e o Chile de trem? É uma excelente maneira de conectar essas duas capitais de trekking da América do Sul! A aventura começa atravessando o monótono deserto de Atacama antes de chegar à cidade costeira de Arica, após uma hora e quinze minutos de viagem. Os assentos são simples, voltados para frente e possuem cadeiras acolchoadas, como em um ônibus. É dotado de apenas um vagão; não há vagão de salão, vagão restaurante ou bar.
Não há nada particularmente especial nesta viagem de trem, é basicamente a única forma de ir de um ponto A a um ponto B, contemplando os intermináveis desertos sul-americanos. Os bilhetes devem ser adquiridos pessoalmente, com 1 dia de antecedência, nas bilheteiras da estação ou por telefone. Você deve chegar na estação com mais de 40 minutos de antecedência para passar pelo controle de passaportes e alfândega.

Piuí- piuí!
Enquanto você percorre o Peru, não perca a chance de conhecer sua geografia de uma perspectiva diferenciada: de trem! Explore a região sudeste do Peru, descobrindo um mundo de beleza natural, história e rica cultura, dos vagões de primeira classe!
Leave A Reply