COMPROMETIDOS COM A ERRADICAÇÃO DA ESNNA NO TURISMO
Na Salkantay Trekking, estamos comprometidos com o Código de Conduta contra a Exploração Sexual de Meninas, Meninos e Adolescentes (ESNNA), porque sabemos que oferecer um serviço turístico de qualidade e confiabilidade não significa apenas superar as expectativas de nossos clientes, mas também atuar com responsabilidade social e sustentabilidade em cada destino onde operamos.
No marco da Lei Nº 28251 e da política nacional impulsionada pelo MINCETUR, estabelecemos normas de conduta claras e responsáveis para prevenir, rejeitar e denunciar qualquer forma de exploração sexual de meninas, meninos e adolescentes que possa estar vinculada aos serviços turísticos que oferecemos. Dessa forma, contribuímos ativamente, a partir do nosso setor, para o combate a esse crime e reafirmamos nosso compromisso com um turismo ético, seguro e respeitoso da dignidade humana.
CONTEXTO DA ESNNA NO PERU E NO TURISMO
No Peru, a Exploração Sexual de Meninas, Meninos e Adolescentes (ESNNA) continua sendo um problema social persistente. Em 2024, foram registradas 1.762 vítimas de crimes contra a dignidade humana, das quais 692 eram menores de idade (39,3%). Na região de Loreto, de 126 vítimas identificadas, cerca de 70% eram meninas, meninos e adolescentes.
A ESNNA é um problema social que pode se manifestar em diferentes setores, incluindo o turismo. Por isso, empresas, autoridades, comunidades e viajantes têm a responsabilidade de garantir que o turismo no Peru seja uma atividade segura, ética e benéfica para todos.
NOSSOS DEVERES E COMPROMISSOS COM O CÓDIGO ESNNA
- Não promover nem permitir a ESNNA em nossos serviços, mantendo uma política de rejeição a qualquer forma de exploração sexual praticada por turistas nacionais ou estrangeiros, outros prestadores de serviços ou qualquer pessoa vinculada à nossa empresa.
- Abster-se de oferecer, em programas, tours e/ou serviços — de forma explícita ou dissimulada — situações relacionadas à ESNNA, assim como evitar conduzir turistas, direta ou indiretamente, a estabelecimentos ou locais onde a ESNNA ocorra.
- Desenvolver oficinas, informar e capacitar nossa equipe profissional e todas as pessoas ou instituições relacionadas ao desenvolvimento de nossas atividades sobre as leis, normas, disposições internas, manuais e outras políticas de prevenção da ESNNA.
- Difundir material informativo de prevenção da ESNNA a nossos clientes e a todas as pessoas interessadas.
- Manter símbolos visíveis que alertem clientes e fornecedores sobre nossa posição em relação à exploração sexual de meninas, meninos e adolescentes no turismo e nas viagens.
- Denunciar imediatamente às autoridades competentes qualquer fato relacionado à ESNNA de que se tenha conhecimento ao oferecer ou prestar nossos serviços.
- Incluir uma cláusula nos contratos com fornecedores de serviços turísticos declarando a rejeição comum à exploração sexual de meninas, meninos e adolescentes. Será usado o seguinte parágrafo: “O turismo promove uma infância e adolescência sem exploração sexual; portanto, não aceitamos qualquer ato que favoreça a exploração sexual de meninas, meninos e adolescentes.”
- Cumprir integralmente todas as determinações do nosso Código de Conduta contra a ESNNA no âmbito do turismo.


¿Qué hace que estos viajes sean diferentes?
Creemos que unas verdaderas vacaciones deben ser algo más que una habitación de hotel, un vuelo y un auto de alquiler. Deben ser más que la suma de sus partes. También creemos que un reto puede ayudarte a crecer y que un viaje puede remover el alma. Creamos viajes que merecen la pena, para el viajero, para el anfitrión y para las personas.